Nossa História


A história de nossa Igreja começou com a chegada de um grupo de crentes batistas independentes oriúndos da região de Telêmaco Borba, no Estado do Paraná. No início do ano de mil novecentos e setenta e oito, com a criação da Aracruz Celulose, um grande grupo de trabalhadores emigram para a região de Aracuz estabelendo-se no Bairro Coqueiral, entre eles o casal Gerson Gonçalves dos Santos, sua esposa Maria Aparecida dos Santos e dois Filhos menores, Gilmar e Adriel Gonçalves dos Santos. Na ocasião o casal era membro da IBI Betel em Telêmaco Borba Estado do Paraná.

Durante a década de oitenta o casal Gerson e Maria congregaram na Igreja Batista Independente em Morada de Camburi, na cidade de Vitória onde foram membros fundadores. No final da década de oitenta a referida igreja deixou a CIBI (Convenção das Igrejas Batistas Independentes). Fiéis a CIBI, o casal achou por bem deixar a igreja de Vitória e encarar um novo desafio. Com o auxílio do pastor Pedro Adão Jansson da Igreja Batista Independente Betel de Telêmaco Borba, Estado do Paraná o casal se junta com outras famílias e iniciam em setembro de 1989, os cultos em sua própria casa. Posterirmente mudaram o local de cultos para outro bairro chamado de Praia dos Padres. Em uma garagem cedida pelo casal Osmar Ferreira Mendes (de saudosa memória) e Maria Rosália Gonçalves na época novos convertidos foi dado início à Igreja Batista Independente Betel. Deixar a terra natal, a amizade e o carinho dos irmãos e ainda a falta de um pastor, levou estes crentes a buscarem no Senhor uma forma de superar a distância e a saudade.

Assim eram os cultos, no início, cada um dava o melhor de si, vencendo as barreiras e limitações, a distância e a saudade. E Deus começou a operar neste lugar. No dia dois de fevereiro de mil novecentos e noventa, sob a direção do Pastor Pedro Adão Jansson, foi criada a Congregação Batista Independente em Praia dos Padres, vinculada à Igreja Batista Independente Betel na cidade de Telêmaco Borba, Estado do Paraná. Devido a distância já no inicio da década de 90 a Congregação passou a fazer parte da Igreja Batista Independente de Barra de São Francisco, sob a direção interina do Pr. Adail B. de Cerqueira. Em junho de mil novecentos e noventa e seis como obreiro responsável por estre trabalho, foi consagrado a presbítero o irmão Gerson Gonçalves dos Santos.

Em setembro de mil novecentos e noventa, a Congregação adquiriu um terreno de apenas duzentos metros quadrados no loteamento de Praia dos Padres. No dia trinta e um de dezembro do mesmo ano foi inaugurado um pequeno salão medindo trinta e dois metros quadrados (foto a esquerda). Porém o Senhor continuou abençoando e posteriormente a Igreja adquiriu mais um tereno medindo quatrocentos metros quadrados. A igreja Batista Independente Betel possui hoje um terreno de seiscentos metros quadrados. Vimos Deus operando milagres na compra deste terreno.


A igreja continuou crescendo, e agregando novas famílias, em fevereiro de mil novecentos e noventa e quatro, foi feito o lançamento da pedra fundamental para a contrução de um novo templo, a frente do salão. Como Deus foi fiel naquele tempo, a cada dia um novo milagre, Deus ia a frente abrindo os caminhos.

Em mil novecentos e noventa e cinco, consagramos ao Senhor um templo medindo setenta metros quadrados (foto acima). Era a realização de um sonho, ter uma igreja batista independente em condições de abrigar todo o povo que o Senhor estava trazendo. No começo do ano dois mil, foi necessário quebrar a parede do fundo do templo e ampliar para cento e trinta e seis metros quadrados, Deus trouxe muitas vidas.

No dia oito de dezembro de dois mil, a Congregação foi emancipada, tornando-se a Igreja Batista Independente Betel. Em dois mil e um, a igreja convidou o pastor José Carlos de Medeiros Figueiredo para pastorear. Somos gratos ao Senhor pelo que ELE nos permitiu realizar nesta igreja. Tudo o que foi feito, é para honra e glória do Senhor. Mas o Senhor queria nos levar mais além. Aqui termina uma parte da nossa história, mas o serviço do Senhor continua...




Construindo a Igreja Batista Independente Filadélfia em Coqueiral de Aracruz - ES


A partir do mês de junho de dois mil e três foi começado um novo trabalho. De início alugamos uma garagem e ficamos ali por um período de dois meses, a seguir mudamos para outro salão um pouco melhor, lá permanecemos por mais alguns meses.

Durante o tempo em que estivemos neste segundo salão juntamos recursos e compramos um terreno de mil e duzentos metros quadrados. No dia cinco de junho de dois mil e cinco foi feito o lançamento da pedra fundamental do templo consagrando ao Senhor este terreno. Lançamento da pedra fundamental da Igreja Batista Independente Filadélfia de Coqueiral de Aracruz - ES. A construção do templo teve inicio no mês de setembro de dois mil três e terminando a primeira parte no mês de janeiro de dois mil e quatro, quando começamos a nos reunir neste novo espaço.

No dia 06 de novembro de 2010 foi inaugurada a primeira Congregação da Igreja Batista Independente Filadélfia, em Santa Cruz - Aracruz - ES. Os trabalhos foram iniciados sob a direção do Presbítero Nesival Nunes, com a orientação do Pastor da igreja sede, Gerson Santos.